Imprimir

Benefícios da leitura diária

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em EnsinoBlogue

Benefícios da leitura diária.

     Com a popularização da internet, vemos que estamos a diminuir drasticamente o nosso ritmo de leitura, não é? Se antes estávamos habituados a ler antes de dormir, hoje caímos no sono enquanto estamos a navegar nas redes sociais e nos sites. No entanto, esse hábito não é nada saudável, já que nos deixa muito agitados e despertos até na altura em que já devíamos estar a desacelerar.

     Neste artigo vamos apresentar os grandes benefícios da leitura diária, tanto durante as horas vagas, como nos momentos em que está prestes a cair no sono. Mas e se ainda não encontrou um livro que vale a pena ler até ao final? Recomendamos conhecer as livrarias e os centros comerciais nos quais irá encontrar os lançamentos e os clássicos que não pode deixar de ler. Todos os contactos e moradas desses sítios estão na web telefone-numero.com, um catálogo online com as melhores empresas em Portugal.

leitura

     Por ora vamos aos benefícios da leitura diária que já foram cientificamente comprovados. Por mais difícil que seja reabituar-se a ler todos os dias, é importante entender que o aprendizado e outros benefícios são tão importantes para a saúde do corpo e da mente como qualquer exercício físico.

Ler reduz stress

     Sabia que com apenas seis minutos de leitura diária pode combater o stress de maneira mais eficiente que ao ouvir música ou ao caminhar? A Universidade de Sussex, na Inglaterra, foi a realizadora do estudo que comprovou que esse hábito é mais eficiente que outros na altura de nos tranquilizar. Se o que vai ler é um livro, então as chances de reduzir o stress são ainda maiores, já que não vai receber notificações no telemóvel a cada minuto, pois não?

A leitura encoraja-lhe a agir

     Nos Estados Unidos, a Universidade de Ohio fez um estudo que confirma que, quanto mais se identifica com as atitudes de um personagem, maior é a chance de tomar ações na sua própria vida. Isso obviamente incentiva não apenas a agir, mas a desenvolver a empatia com o personagem e com as outras pessoas que irá encontrar. Assim irá aprender a pensar como as outras pessoas pensam, algo que talvez jamais iria desenvolver por si próprio. Muito interessante!

Ler amplia consideravelmente o seu vocabulário

     Com a prática da leitura, aprendemos diversas palavras novas e isso, consequentemente, irá interferir no aumento do nosso vocabulário, que pode tanto ser empregado nas conversas informais como na escrita. Uma vez que sabemos mais palavras, de certeza que seremos capazes de exprimir com maior precisão os nossos sentimentos e detalhar o mundo ao nosso redor. Pense nisso!

Ler previne doenças como a alzheimer e a demência

     Quando lemos, temos de fazer uma verdadeira ginástica mental, que nos irá ajudar a manter o cérebro em dia e, portanto, irá dificultar o desenvolvimento de doenças da memória, como a alzheimer e a demência. Procure adotar pequenos hábitos no presente que lhe irão ajudar (e muito) no futuro!

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Enviar Atividades e Recursos

Olá amigos do ensinobasico.com, para enviar fichas e atividades, ou promover ideias e projetos poderá enviar-me um documento através do UP! ou através do email: [email protected] Aguardo a vossa contribuição! Até mais.

Clique para enviar o documento