×

Alerta

JFile:: ler. Não foi possível abrir o ficheiro: https://www.dgae.mec.pt/feed/
×

Mensagem

Failed loading XML...

ME vai transpor acordo de carreira para lei

ME vai transpor acordo de carreira para lei

Ministério da Educação cumpre acordo com Sindicatos de Professores do Ensino Básico.

Num encontro com a FNE, o Ministério da Educação comprometeu-se a deferir para diplomas legais as disposições do acordo de princípios assinado com os sindicatos em Janeiro.

O Governo entrega quarta-feira aos sindicatos uma nova versão do projecto de alteração ao Estatuto da Carreira Docente (ECD), mas não se comprometeu a traduzir nesse diploma três aspectos acordados em Janeiro, segundo a Fenprof.

  1. A versão do projecto de alteração enviada no dia 12 aos sindicatos não estipulava a compensação anual de 0,5 pontos à classificação dos professores avaliados com “Bom” quando não progridam para o 5.º ou 7.º escalões por falta de vaga em determinado ano.
  2. O texto também não garantia as percentagens mínimas de vagas anuais para acesso àqueles dois escalões, que, segundo o acordo assinado na madrugada de 8 de Janeiro, são de 50 por cento e de 33 por cento dos candidatos, respectivamente.
  3. O terceiro aspecto prende-se com o acesso àqueles dois escalões. O texto do acordo indica que os professores classificados com “Muito Bom” e “Excelente” progridem automaticamente, mesmo sem vaga.


"Tivemos a garantia de que todas as disposições que estão contidas no acordo vão estar vertidas quer no Estatuto da Carreira Docente quer em diplomas legais complementares, como estava previsto", afirmou a dirigente da FNE Lucinda Manuela, após mais uma reunião no Ministério da Educação, em Lisboa.

{rokcomments}

Notícia completa aqui