Escola Portuguesa de Moçambique – Lançamento do livro “O Menino que Odiava Números”

Terá lugar no dia 30 de Novembro de 2020 pelas 18:00 no Átrio da EPM-CELP, enquadrado nas comemorações do XXI aniversário desta instituição de ensino, o lançamento do livro “O Menino que Odiava números” da autoria de Celso Celestino Cossa e ilustrado por Luís Cardoso.

Esta obra, editada pela EPM-CELP em 2019, foi vencedora do prémio BCI no ano de 2019, sendo o primeiro livro infanto-juvenil a conquistar este grande prémio literário em Moçambique.

A apresentação do livro estará a cargo do escritor Eduardo Quive e contará com um momento musical protagonizado por Lalah Mahigo.

Sinopse
No livro que o septuagenário tem nas mãos, Laerty, um menino que odeia números e que gosta de uma colega de turma que os adora, resolve apagar todos os números de uma página. Irritou-lhe bastante ver-se incapaz de resolver os exercícios de matemática que lhe tinham ficado para os trabalhos de casa. E quando lhe falta apenas um número, o 7, para que o “numerocídio” se consuma, Naisha, a sua irmã, o chama da cozinha, permitindo que o 7 se recomponha do susto e ganhe coragem de fugir para outras páginas e avisar a todos os números setes do perigo que se lhes avizinha.

Cumprindo uma promessa feita ao seu filho há 34 anos, Vô Titino, o septuagenário, irá ler para os seus netos, o Lae e a Erty, em pleno dia do seu aniversário, o primeiro livro da trilogia que o tornou num aficionado por números.

Numa narrativa dinâmica, lúdica e sedutora, onde o possível e o improvável se confundem, três buscas se entrelaçam: 1) o septuagenário, a cada página que fechar, desejará que o Lae e a Erty se afeiçoem aos números; 2) com a ajuda de outros números setes, o 7 de tudo fará para demover o menino que odeia números de exterminá-los e quem sabe transformá-lo num aficionado por números; 3) Laerty, o menino que odeia números, terá de aprender a gostar de matemática, se quiser conquistar o coração da sua colega de turma, a Tchutchuka.

Fonte do artigo