Revisão da Proposta do Conselho de Escolas sobre a Reorganização do Sistema Educativo Obrigatório

Revisão da Proposta do Conselho de Escolas sobre a Reorganização do Sistema Educativo Obrigatório

A Proposta do Conselho de Escolas é muito semelhante ao Sistema Educativo Suíço.

As divergências da proposta ocorrem nos seguintes pontos:

Em Portugal obrigatoriedade de 12 anos, na Suíça 9 anos.

Em Portugal ensino Pré-escolar de dois anos, na Suíça 2 ou 3 anos.

Em Portugal ensino Primário de 4 anos, na Suíça maioritariamente de 6 anos mas com dois níveis. Simplificando utilizam o Professor Generalista como em Portugal se começam a formar, mas estes Professores leccionam em períodos de 3 anos, e não em períodos de 6 anos como acontecerá em Portugal.

Em Portugal Ensino Secundário Geral do 5º ano ao 8.º ano, na Suíça do 7.º ano ao 9.º ano.

Em Portugal Ensino Secundário Superior do 9. º ao 12. º ano e obrigatório, na Suíça em regime facultativo até ao 13. º ano com profissionalização.

O Sistema Educativo Suíço é muitíssimo flexível.

Qual é a realidade dos alunos, pela voz deles:

"Na minha turma tenho 16 alunos. Cada classe tem dois professores que dão tudo e depois tem um extra de trabalhos manuais. "

Fernando 6.º ano

"Na minha turma tenho 11 alunos. Tenho vários professores, um de matemática, um de alemão, um de francês, um principal, um de religião e moral e um de trabalhos manuais".

Lara 6. ano

"Tenho aulas de dactilografia, informática, matemática, inglês, trabalhos manuais, religião e moral, alemão, francês, história, desporto, música. Tenho seis horas de alemão por semana."

Marta 7.º ano

As turmas são pequenas e funcionam com equipas de professores generalistas mas não titulares, muitas vezes colaboram com professores especialistas em conteúdos importantes. Esta escolha é feita pela escola e não é orientação do Ministério da Educação, que na Suíça não existe!

ano