DIVULGAÇÃO PROGRAMA DO MATCAMPUS BRAGA 18 DE JULHO 2010

DIVULGAÇÃO PROGRAMA DO MATCAMPUS BRAGA 18 DE JULHO 2010

Já havia divulgado o Matcampus em Braga (ligação para esse artigo), agora revelo o programa de 18 a 25 de Julho.

Actividades Braga

Sessão 1. Projecto Atractor. Astronomia.

Projecto Atractor: O projecto Atractor (http://www.atractor.pt) de divulgação matemática editou recentemente um DVD interactivo sobre simetrias. A sessão começará com uma apresentação do DVD, à qual se seguirá uma oficina onde os alunos explorarão os conteúdos deste.

Astronomia: Palestra “Estrelas, átomos e radiação”. Nesta palestra, serão focados alguns tópicos: átomos e sua constituição (partículas subatómicas); como se conhece a constituição de um átomo; emissão de radiação pelas estrelas; espectro electromagnético; radiação e energia (UV, Visível, IV); como se produzem Raios X; como se produz radiação laser; como funcionam os ecrãs; como funcionam os fornos microondas. 
Esta palestra é da responsabilidade da Professora Cacilda Moura, do Departamento de Física da UM.

Sessão 2. Automação e robótica.

Numa visita ao Campus de Azurém da UM, os alunos irão assistir a uma demonstração de trabalhos desenvolvidos pelo grupo de automação e robótica do Departamento de Electrónica Industrial e pelo grupo de sistemas dinámicos e automação do Departamento de Electrónica Industrial e do Departamento de Matemática e Aplicações.

Sessão 3. Matemática computacional.

Desde Galileo Galilei e Isaac Newton é possível procurar modelos matemáticos que nos ajudem a entender os fenómenos naturais. Foi exactamente essa capacidade para simular a realidade, e desse modo prever a sua evolução temporal, que se revelou ser o ponto fundamental para o sucesso da própria ciência.
Essa história de sucesso teve em Henri Poincaré o primeiro a perceber as limitações dos métodos matemáticos que lhe serviam de suporte. Contudo, houve necessidade de esperar pelo computador para que fosse evidente o significado desses "pequenos problemas". Neste curso serão explorados computacionalmente alguns modelos matemáticos simples que revelam como é possível perder a capacidade de prever a evolução temporal. Serão abordados os conceitos de fractal e de caos determinista, mas também serão analisados comportamentos em rede e a incrível complexidade que os mais simples desses sistemas surpreendentemente revelam.

Sessão 4. Tarde no Regimento de Cavalaria nº 6.

Numa visita ao quartel do Regimento de Cavalaria nº 6, os alunos poderão conhecer as máquinas, os equipamentos e outros recursos que traduzem o dia-a-dia da vida dos militares. Haverá espaço para jogos e actividades desportivas.

Sessão 5. Raciocínio matemático.

Nesta sessão irá ser apresentada uma introdução ao cálculo proposicional, seguida de um espaço de resolução de desafios matemáticos. Os alunos irão apresentar e discutir os resultados obtidos com os restantes participantes.

Sessão 6. Visita ao Museu D. Diogo de Sousa e ao Lab. Ibérico Internacional de Nanotecnologia.

Numa visita ao Museu D. Diogo de Sousa, os alunos irão conhecer e poder jogar alguns jogos romanos.  De seguida será feita uma visita ao novo Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia em Braga.

Sessão 7. Matemática e música. Criptografia e Teoria de Números.

Matemática e música:
Parte 1: Os sistemas de afinação na música ocidental têm origens bastante antigas, remontando a Pitágoras e outros teóricos gregos. Na Idade Média, Boethius sistematizou grande parte destas teorias na sua obra "Institutione Musicae" que viria a ser a pedra basilar de todos os sistemas musicais até ao renascimento. No entanto, esta teoria, apesar de ser bastante completa e complexa, continha em si diversos problemas de tradução aritmética simples.
Parte 2: Transformações geométricas e música – Nesta sessão pretende-se mostrar como surgem, na Análise Musical, algumas transformações geométricas conhecidas e que os compositores utilizam, mais ou menos conscientemente. Estas transformações serão explicadas do ponto de vista matemático e serão analisados alguns trechos de música de vários compositores de várias épocas em que essas transformações são identificadas. Nalguns exemplos vai tornar-se mais claro para o ouvinte de música, sem formação musical específica, como surgem as chamadas variações, que muitas vezes parece não terem nada a ver com o tema sobre a qual são compostas. Os alunos são desafiados a compor usando algumas destas transformações geométricas e utilizando um programa de computador de composição musical simples.

Criptografia e Teoria de Números: A Criptografia, a ciência dos "códigos secretos", tem um papel essencial nas comunicações confidenciais,  tendo tido avanços muito significativos motivados pelo desenvolvimento das telecomunicações. Nesta palestra explicaremos o que é a Criptografia, descreveremos um pouco da sua evolução ao longo dos tempos, e falaremos de como um dos ramos mais fascinantes da Matemática, a Teoria dos Números, está profundamente envolvido nos modernos protocolos criptográficos.

Sessão 8. Jogos matemáticos.

Esta tarde será dedicada aos jogos matemáticos. Realizar-se-á um pequeno torneio entre os alunos com jogos como o Hex, o Rastros, o Ouri e o Avanço. Os alunos participantes terão a oportunidade de contactar com alunos da Licenciatura em Matemática da UM.

Sessão 9. Grafos. Sensores.

Grafos: Será feita uma abordagem a alguns dos problemas de enunciado elementar que surgem em teoria de grafos: caixeiro-viajante, custo mínimo, cálculo de árvores geradoras mínimas. Trataremos de questões como a planaridade e a existência de caminhos eulerianos em grafos, a coloração de mapas. Toda a acção será desenvolvida com o auxílio de um software de utilização livre.

Experiências com Sensores: Durante esta sessão, serão realizadas experiências com sensores. Com a ajuda de tecnologia, analisar-se-ão matematicamente os dados obtidos. Os participantes serão convidados a reflectir sobre o ressalto de uma bola, a intensidade luminosa, a relação existente entre a pressão e o volume, entre a distância e o tempo, e entre o arrefecimento e o tempo.

Sessão 10. Matemática e arte.

O programa interactivo SURFER (http://www.imaginary2008.de/surfer.php) permite que qualquer um possa criar superfícies algébricas de um modo simples e intuitivo. Algumas destas criações podem tornar-se verdadeiras obras de arte. Será que temos alguns artistas entre os participantes?

Sessão 11. Passeio ao Gerês. Prova de orientação.

No final da primeira semana, está previsto um passeio ao Parque Nacional Peneda-Gerês. Neste passeio, será feita uma prova de orientação, coordenada por uma empresa especializada.

LIGAÇÃO PARA O MATCAMPUS 2010