População está indignada com o encerramento da escola primária, que dizem cumprir todas as condições necessárias.

A população de Poiares, Peso da Régua, não esconde a indignação. A escola da terra, onde todos aprenderam as primeiras letras, vai fechar. "Tenho 54 anos e já fiz aqui a quarta classe. A escola é nossa! Tem mais de 21 alunos." "A lei diz que fecham as que têm menos de 21 alunos, mas esta tem 40." "Ainda se estivesse a cair, mas está como nova. O ano passado fizeram obras e até tem ar condicionado."
Estes são os meus motivos contra o encerramento destas escolas.
-
Uma Escola que fecha não volta a abrir, mesmo que no futuro uma aldeia consiga atingir uma cota superior a 20 alunos (afinal 40 não é suficiente?)
-
Mega-agrupamentos são mais impessoais e de difícil gestão, por exemplo, aumentamos as filas de espera para ir à casa de banho, ou para utilizar um espaço de recreio, e misturamos crianças de 6 anos com adolescentes.
-
Convém dizer que mais alunos concentrados na prática equivale a mais alunos por professor.
-
O melhor refeitório é a nossa cozinha. Eu cresci numa pequena freguesia e sem muito bem que as crianças estão a 300 metros de casa e costumam ir almoçar a casa.
-
Fechar as escolas pequenas e obrigar as crianças a viajarem, mais de uma hora por dia, dentro de autocarros é aumentar as diferenças e as assimetrias.
-
As crianças do 1.º ciclo deslocadas não farão uma boa transição entre o Pré-escolar e 1. ciclo, o que poderá provocar o desagrado pela Escola.
-
Não devia ser da competência do ME fecharem ou manterem escolas abertas. Deveriam ser as Autarquias a decidir se mantêm ou fecham estas pequenas escolas, porque existem especificidades regionais, como escolas renovadas há dois anos que agora poderão fechar.
-
Devemos ter em conta a dinamização económica e social que a existência de um professor e uma escola aberta têm numa região, no que concerne ao combate à desertificação, à promoção da cultura, e ao incentivo da economia local.
-
Encerrar Escolas nas aldeias é como terminar com a alegria da terra, em breve teremos só os idosos das 7:00 às 19:00, o riso das crianças deixará para sempre estes locais.
-
Existem formas de cortar nas despesas de Educação muito mais vantajosas, como por exemplo, encerrar Direcções como a DGIC, e diminuir os gastos correntes, por exemplo substituindo lâmpadas, diminuindo o consumo de água, reutilizar os manuais escolares e os Magalhães.