O método das 28 palavras Diário de Bordo 1

O método das 28 palavras Diário de Bordo 1

A aplicação do método em sala de aula.

Durante a minha curta carreira como professor ainda não tinha aplicado o método das 28 palavras mas este ano estou a utilizá-lo no 1.º ano. Na realidade o método que estou a usar não é purista, quero dizer com isto que vou ter especial atenção a casos de dislexia entre os meus alunos. É sabido que alunos com dislexia podem sentir mais dificuldades com o método global ou analítico, recomenda-se para eles o uso do método sintético, a partir do estudo do som e grafia das letras. Eu próprio aprendi através do método sintético o que torna ainda mais desafiante ensinar a ler a partir do método global das 28 palavras.

A primeira semana correu muito bem, os alunos(as) gostaram de construir a caixa das palavras, aprenderam completamente a palavra "menina" e senti que estavam satisfeitos, sabem porquê? Exige muita actividade de aprendizagem, o aluno ouve uma história, recorta, brinca e escreve a palavra, sentindo-se cada vez mais confiante que já está a conseguir ler.  

Até agora estou satisfeito com este método, no princípio de cada semana vou fazer um resumo sobre a semana anterior. A próxima palavra é menino depois conto-vos como foi.

Pode continuar a ler sobre este método no nosso dossier Método das 28 Palavras carregue aqui.