Professores do EPE Suíça rescindem o contrato.

Professores do EPE Suíça rescindem o contrato.

Chegou à nossa atenção que três professores estão a tencionar abandonar o Ensino do Português na Suíça.

As razões prendem-se com o corte de 35 % dos ordenados. 10% do PEC III e 25 % da desvalorização do Franco Suíço face ao Euro.

O câmbio EURO FRANCO SUÍÇO passou de 1,64 em 2007 para 1,28 em 2011. Por cada euro do ordenado, o professor do ensino do português no estrangeiro na Suíça recebe menos 36 cêntimos de Franco Suíço. É fundamental corrigir este erro ou em pouco tempo haverá um regresso massivo de professores.

É bom lembrar que os ganhos directos do Ensino do Português no Estrangeiro superam muitas vezes os gastos correntes da manutenção dos professores.

Estas são as despedidas destes professores:

Caros e Caras Colegas ,

Lamento informar mas soube esta informação: os Professores com mais de 15 anos de ensino irão receber este fim do mês
3 884 chf.
Sem os 10 % do PREC III
. Imagina-se o salário dos outros Professores.
Nos outros países do EPE continua tudo na mesma.
Eu acabei de solicitar à Coordenação de Ensino as linhas de rescisão do meu contrato.
E lamento ter tido a vontade de partilhar a informação.

Bem hajam por me lerem.

Ex. Srª Coordenadora do EPE - Suíça

Como certamente terá conhecimento, a situação salarial dos docentes ao serviço do EPE na Suíça, para além de extremamente preocupante é de calamidade.

Sendo professor do Quadro de efectivos no agrupamento da Junqueira - Vila do Conde, gostaria de esclarecer a minha situação tendo em conta a rescisão do contrato com o IC, no que respeita à existência ou não de medidas penalizadoras na eventualidade (mais do que certa), dessa rescisão se vir a efectuar.
Mais relembro, que a rescisão a acontecer terá como base justificativa não o corte salarial do famoso PEC III, mas a desvalorização do euro face ao franco e a inexistência de correcções cambiais,(como outros terão), caindo por terra uma das condições contractuais.

Sem mais outro assunto, cordialmente

Gostaria de dizer ao dito Senhor Mário Filipe, assim como à sua Presidente I.C. e ao responsável máximo por tudo isto o Senhor Secretário de Estado das Comunidades. António Braga, que agora compete a eles virem dar aulas para o Estrangeiro, muito em concreto para a Suíça, para que eles aí possam viver com o rendimento mensal de 3.800.00 frcs mensais. Um assalto ou"roubo" descarado aos professores. Tenham vergonha do que fazem, aqueles que vós dizeis que representam Portugal no Estrangeiro. Vamos lutar e começar a pedir atestados de pobreza, ou então a Senhora Presidente e o Secretário de Estado das Comunidades, deixem o poleiro e venham dar aulas para a Suíça para ter os 3.800 Frcs mensais.