4 Pecados da Educação

4 Pecados da Educação

Esta é uma lista para alertar os Pais sobre os Pecados da Educação.

1. Permitir que se jogue videojogos à semana.

Às vezes ouço dizer: "o meu filho não joga muito, nunca ultrapassa os 30 minutos por dia". É um grande erro equiparar o tempo passado a jogar um videojogo com o passado noutras tarefas lúdicas, como ver televisão ou ler um livro. O videojogo cansa muito mais o cérebro da criança, por exemplo, 30 minutos de "consola" são 2 horas de televisão.

Este é o pecado número 1 e o mais grave, porque para que a criança tire usufruto da tecnologia tem de primeiro aprender. Lembre-se e não ceda a pressões dos seus "pequenos", de segunda-feira a sexta-feira digam não aos videojogos, ao fim-de-semana, depois das tarefas escolares todas feitas, pode permitir algum tempo no computador ou consola.

2. Comprar telemóveis para os filhos.

O telemóvel é um consumível dispensável, que só traz distracções, a probabilidade dos seus filhos serem assaltados aumento por terem telemóvel , e em tempo de crise é um item caro. Para além disto pense que se você pode ficar em contacto com o seu filho menor, também pessoas indesejáveis o poderão fazer.

Sejamos honestos, o telemóvel é um produto para adultos que por moda está a ser utilizado nas escolas.

Em Portugal já há mais telemóveis do que pessoas e não estamos a aprender melhor devido a eles.

3. Não incentivar à leitura desde a primeira infância.

A leitura dos Pais desde os 2, 3 anos é uma prática assumidamente normal nos países desenvolvidos. Lamento que muitos portugueses não incentivem à leitura desde a primeira infância. Não foi à toa que se lançou o programa LER+, embora tenha sido à toa que se lançou o "e-escola". Não percebo como é que crianças que não sabem ler, nem atar os sapatos, já sabem ligar e jogar no Magalhães.

4. Desistir dos filhos, ou o "ele não é capaz".

A educação ao longo da vida é como uma subida de bicicleta à Serra da Estrela, no primeiro ciclo os "pequenos" ainda vão na primeira capela, a subida vai ficando mais ingreme à medida que o pelotão envelhece. Quem não tem as mudanças todas, provavelmente tem de desmontar da bicicleta e empurrá-la, mas isto não significa que não chegue ao "topo da Serra".

É importante saber que o momento oportuno para melhorar a educação dos nossos filhos é a cada instante, dia após dia, ano após ano, vamos dando-lhes as oportunidades para adquirem as "mudanças da bicicleta" e a "vontade de chegar ao topo".