Imprimir

Como funcionam as Plantas

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em Cuidar da Terra

Como é que as plantas obtêm água a partir do chão em seus caules, folhas e pétalas?

Use corante alimentício para desmistificar essa façanha que desafia a gravidade, e veja como muda a cor da flor branca diante de seus olhos!

Seu filho vai aprender sobre as forças que podem mover líquidos e aprender sobre como as plantas são capazes de nutrir-se com mecânica inteligente.

O que você precisa:


* Água
* Um ou dois recipientes transparentes ou potes de plástico
* Cravos brancos
* Corante alimentar

O que fazer:

1. Encha uma jarra clara cerca de metade com água.
2. Pergunte ao seu filho qual a cor que ele quer escolher. Acrescentar bastante corante alimentício na jarra de água. O seu filho pode ajudar com isso se ele quiser, mas esteja atento às suas roupas!
3. Corte alguns centímetros da parte inferior do tronco de um cravo branco e pergunte ao seu filho para o colocar no frasco.
4. Observe-o todos os dias para ver se o corante já pode ser visto nas pétalas.
5. Se você quiser começar a fantasia, use dois jarros e duas cores, e divida os cravos entre os dois jarros de água colorida. O que acontece com as pétalas?

Sugestões de discussão:

* Como é que a cor entra no caule / folhas / flores? Será que ele tem que ir para cima ou para baixo para chegar às pétalas?
* A água normalmente move-se para cima ou para baixo?
* Explique ao seu filho: "A coisa mais importante sobre a capilaridade é que ela pode fazer a água subir. Esta é a direção oposta à gravidade. Os pedacinhos de água entram em tubos minúsculos na flor que são pequenos o suficiente para a conduzirem para cima, sendo atraídos para os lados dos tubos capilares ou do tronco. A atração é mais forte do que a força da gravidade.

Tente fazer mais flores de cores diferentes! É uma oportunidade linda para mostrar o seu novo conhecimento científico.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Enviar Atividades e Recursos

Olá amigos do ensinobasico.com, para enviar fichas e atividades, ou promover ideias e projetos poderá enviar-me um documento através do UP! ou através do email: [email protected] Aguardo a vossa contribuição! Até mais.

Clique para enviar o documento