Hoje é o Dia da Poupança: 9 em cada 10 trabalhadores consideram educação financeira essencial

 

Este é um tema mais produtivo que o das Bruxas!

Dia da Poupança: 9 em cada 10 trabalhadores consideram educação financeira essencial

Nas empresas que trabalham para alcançar uma boa educação financeira através de diferentes programas, 76% dos colaboradores declaram estar satisfeitos com os benefícios oferecidos pela empresa. Contudo, nas empresas em que este modelo ainda não está implementado, o número cai 17%. Além disso, e ao contrário de outros anos, um em cada quatro profissionais considera que estes programas são agora indispensáveis para alcançar o bem-estar financeiro e, quando é considerado como uma opção a ser implementada na organização, o número sobe para nove em cada dez (85%), o que reflete o peso que a educação financeira está a adquirir entre os trabalhadores, em particular, após o confinamento.

Número de empresas que fornecem educação financeira aos colaboradores cresce

Estas ações estão não só a ganhar relevo entre os trabalhadores, mas também entre próprias empresas. Uma longa lista de empresas organiza cursos, atividades ou seminários de curta duração para ajudar os colaboradores a adquirir bons conhecimentos e assim obter bons hábitos através da motivação. E como um facto positivo a destacar neste dia, em comparação com 2019, mais 10% das empresas estão conscientes dos benefícios do bem-estar financeiro.

O impacto que a felicidade tem na produtividade dos colaboradores

1. Definir como se pretende alcançar o bem-estar dos colaboradores e como se pretende executar esse objetivo. Além do bem-estar financeiro, o bem-estar mental ou social também são fatores a ter em conta.

2. Avaliar como é que os atuais benefícios e programas apoiam o bem-estar, para analisar o que pode ser melhorado e como.

3. Envolver os colaboradores. Será mais fácil chegar a um consenso entre todos e, além disso, a figura do líder melhorará através do exercício de uma liderança participativa.

4. Aprofundar a procura do bem-estar do colaborador, especialmente o bem-estar financeiro, um dos mais pretendidos.



Fonte do artigo