Academia Digital para pais com inscrições até 23 de novembro

Programa Academia Digital para Pais é uma iniciativa da EDP Distribuição – Energia, S.A. em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), que dá a possibilidade aos pais/encarregados de educação, de crianças do 1.º e 2.º ciclos, de Escolas que integram o Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), de frequentar ações de formação promotoras de competências digitais. Com este programa, pretende-se dotar as famílias de competências digitais básicas que facilitem o acompanhamento escolar dos filhos e ainda lhes facultem ferramentas de integração, essenciais na sociedade atual. Pretende-se, ainda, combater as assimetrias socioeconómicas existentes, na iminência de virem a ocorrer situações de contingência que obriguem à suspensão das atividades letivas, em regime presencial.

Apoio
Esta iniciativa tem o apoio do Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro que será responsável pela produção dos conteúdos da formação e pela formação dos voluntários.

Como funciona?
As ações de formação têm a duração de 8 horas em horário pós-laboral e irão decorrer nas instalações da própria instituição de ensino, podendo participar até duas pessoas por agregado familiar.
Cada escola participante procederá à identificação e seleção dos voluntários formadores, que deverão ser, preferencialmente, alunos que frequentam o agrupamento, com idades entre os 14 e os 18 anos. Poderão, ainda, ser selecionados voluntários junto do grupo dos docentes, técnicos e/ou pais/encarregados de educação da respetiva comunidade educativa para dinamizar esta formação.

Financiamento
A EDP Distribuição atribuirá apoios financeiros à realização da formação, no que diz respeito aos custos associados ao apoio logístico.

Prémios e certificados
Prémios e certificados serão atribuídos às famílias que frequentarem a formação, a todas as escolas participantes, formadores, pessoal docente e não docente envolvidos na iniciativa Academia Digital para Pais.

Quando?
As ações de formação dirigidas a pais/encarregados de educação irão decorrer entre janeiro e março de 2021.

Regulamento
Consulte o regulamento da iniciativa.

Período de Candidatura
O período de candidatura irá decorrer entre 11 e 23 de novembro de 2020 através do formulário (de notar que o período de candidatura foi alargado).