A Educação na Finlândia - Perspectiva Geral

A Educação na Finlândia - Perspectiva Geral

Educação na Finlândia

educação


Na Finlândia, o direito fundamental à educação e à cultura está previsto na Constituição da Finlândia. As autoridades públicas devem assegurar a igualdade de oportunidades para todos os residentes na Finlândia mesmo após a educação obrigatória, independentemente da sua situação financeira. A legislação prevê o ensino obrigatório e o direito à educação pré-escolar e básico gratuito. A maioria das outras formas de qualificação também são livres de encargos para os estudantes, incluindo a educação de pós-graduação nas universidades.

As palavras-chave na política educacional finlandês é a qualidade, eficiência, equidade e a internacionalização. A educação é um factor de competitividade. As actuais prioridades no desenvolvimento da educação são aumentar o nível de educação e actualização de competências entre a população e a força de trabalho, para melhorar a eficiência do sistema de educação, para prevenir a exclusão entre as crianças e jovens, adultos e para ampliar oportunidades de aprendizagem. Prestam muita atenção, em relação, à melhoria da qualidade na educação, na formação e investigação e na internacionalização.

O sucesso da Finlândia na educação baseia-se no seguinte:

Igualdade de oportunidades

O sistema educativo finlandês oferece oportunidades iguais a todos à educação, independentemente do domicílio, sexo, situação económica ou linguística e cultural. A rede escolar regional é extensa, e não há serviços escolares sexo-específicos. A educação básica é totalmente gratuito (incluindo a instrução, material escolar, merenda escolar, assistência médica, assistência odontológica, pendulares, educação especial e ensino de remediação).

Abrangência da educação

A educação básica abrange nove anos e serve para todos aqueles entre 7 e 16 anos. As Escolas não seleccionam os seus alunos, mas sim os aluno escolhem a escola mais próxima do seu bairro. Os estudantes não são canalizados para escolas que estão distantes.

Professores competentes

Em todos os níveis de ensino, os professores são altamente qualificados e comprometidos. O Mestrado é um requisito, e a formação de professores inclui a prática de ensino. A profissão docente é muito popular na Finlândia, e, portanto, as universidades podem escolher os mais motivados e talentosos candidatos. Os professores trabalham de forma independente e desfrutam de plena autonomia na sala de aula.

Educação especial

A educação especial é integrada no ensino regular, na medida do possível. Existem Conselheiros de Orientação que apoiam os estudantes do ensino fundamental nos seus estudos e orientam a formação contínua.

Incentivar a análise e avaliação

A avaliação do aluno e avaliação do ensino e da aprendizagem são encorajadoras.

Não existem Exames Nacionais, nem Rankings de Escolas, nem Inspecções Escolares.

Importância da educação na sociedade

A sociedade finlandesa favorece a educação e a população é altamente educada pelos padrões internacionais. A Educação é apreciada e existe um amplo consenso político sobre a política de educação.

Um sistema flexível, baseado em capacitação

O sistema de educação é flexível e a administração tem por base o princípio da "direcção centralizada". Os municípios são responsáveis pela oferta de educação e sua implementação. As Escolas e professores têm grande autonomia.

Cooperação

A interação e parcerias são construídas em todos os níveis de atividade. Há cooperação para o desenvolvimento da educação entre os vários níveis da administração, entre escolas e entre outros sectores sociais. As autoridades educativas cooperam com as organizações de professores, associações pedagógicas e organizações de liderança escolar. Isto fornece um forte apoio para o desenvolvimento.

A organização do trabalho escolar e do ensino é baseada numa concepção de aprendizagem que se concentra nas atividades dos alunos e na interação com o professor e outros alunos, contribuindo para um bom ambiente de aprendizagem.