O futuro do 3.º período vai ser decidido no dia 9 de abril

O futuro do 3.º período vai ser decidido no dia 9 de abril

O primeiro-ministro António Costa já confirmou que o seu plano é pôr em marcha o regresso às aulas presenciais do 10.º, 11.º e 12.º anos em 4 de maio.

O Governo pretende que não haja atrasos no calendário de acesso ao Ensino Superior e a solução para o problema será a primeira fase de exames ocorrer em julho, deixando a segunda fase de exames para setembro. 

Outra solução que está a ser estudada, no cenário do regresso às aulas presenciais, será a de redistribuir os alunos por escolas que não vão estar em uso, diminuindo assim o número de alunos por escola e aumentando o distanciamento social.

Quanto ao regresso às aulas no Ensino Básico, o Ministério da Educação está a trabalhar com a RTP para lançar um novo regime de telescola. Nesta solução serão abrangidos os alunos até ao 9.º ano e estas aulas devem começar a 13 de abril. Uma possibilidade é de que as lições sejam transmitidas na RTP Memória, um dos canais da RTP disponível na TDT e na TV Cabo. Os contornos desta medida de Ensino a Distância, nomeadamente, sobre como os docentes acompanharão o desenrolar das atividades dos alunos, ainda não estão esclarecidos.

No entretanto enquanto pais e docentes aguardam as decisões de 9 de abril, lançamos uma contagem decrescente até às 18 horas do dia 9 de abril.

Aguardemos na segurança das nossas casas.

Fontes // Público e Expresso